Velocidade

Dean Koontz

SINOPSE:


Billy Wiles é um rapaz pacato e trabalhador, que leva uma vida calma e comum. Mas isso está prestes a mudar. Certa noite, após o seu turno de trabalho como barman, ele encontra no limpador de pára-brisa de seu carro um bilhete datilografado:

"Se você não levar este bilhete à polícia nem envolvê-la, vou matar uma linda professora loura em algum lugar do condado de Napa. Se levar este bilhete à polícia, matarei uma mulher idosa que faz obras de caridade. Você tem seis horas pra decidir. A escolha é sua."


Parece uma brincadeira doentia e Lanny Olsen, um policial amigo de Billy, concorda com isso. Seu conselho a Billy era ir para casa e deixar aquilo de lado. Além do mais, os que eles poderiam fazer mesmo se levassem o bilhete a sério? Nenhum crime havia sido cometido. No entanto, menos de 24 horas depois, uma jovem e bela professora loura é encontrada morta...



COMENTÁRIOS:


A história de Velocidade se passa no Condado de NapaCalifórnia e o protagonista se chama Billy Whiles. Certo dia Billy, ao sair de seu trabalho como barman, encontra um bilhete datilografado preso ao vidro de seu carro. No bilhete estava escrito: "Se você não entregar este bilhete a polícia eu vou matar uma jovem e adorável professora de escola. Se você entregar este bilhete a polícia eu vou matar uma velha envolvida em trabalhos de caridade. Você tem 6 horas para decidir. A escolha é sua". Bill mostra o bilhete a seu amigo policial Lanny Olsen, que considera o bilhete uma brincadeira de mau gosto e o aconselha a ignorar tudo aquilo. No dia seguinte uma jovem e loira professora é encontrada morta pelas redondezas. A partir daí Billy começa a receber mais bilhetes, obrigando-o a decidir quem vive e quem morre e sua vida é virada de cabeça para baixo.

O protagonista é um homem solitário que trabalha em um bar. Sua noiva Barbra está internada no hospital, em coma há 4 anos. Billy não tem amigos íntimos e passa seus dias trabalhando como marceneiro para ocupar o tempo quando está fora do bar. Antigamente ele era um escritor, mas após sua noiva entrar em coma, ele perdeu o interesse pela escrita.
A vida calma que Billy leva chega ao fim com o surgimento do primeiro bilhete. De repente qualquer uma das pessoas que o cerca pode ser um psicopata, qualquer um pode ser a pessoa que está se divertindo as suas custas, atormentando-o. Os bilhetes começam a surgir com maior rapidez, os prazos diminuem, e o assassino se torna cada vez mais ousado e cruel.
E não pensem que o vilão da história apenas comete os crimes obrigando Billy a optar por quem morrerá, ele também começa a colocar nas cenas dos crimes provas que podem conduzir ao protagonista e invade sua casa colocando evidências dos crimes. Como Billy se recusa a escolher quem será a vítima, o assassino começa a matar os conhecidos de Billy.
Velocidade é um livro ágil e repleto de suspense. Na minha lista de obras de Dean Koontz considero o melhor, sem sombra de dúvida. Li em menos de dois dias e só conseguia pensar na solução do mistério e em como Billy resolveria sua situação. 
A história é muito bem escrita e acabamos por ter sentimentos semelhantes aos de Billy, já que vemos toda a história pelos olhos dele. Eu não conseguia não me colocar no lugar do protagonista e ficar nervosa, ansiosa e tudo o mais, procurando tão ardentemente quanto ele pelo criminoso antes que sua vida fosse destruída por completo.
Dean Koontz merece parabéns por ter conseguido manter o assassino oculto quase até o final da história e, confesso, eu sou especialista em descobrir o criminoso bem antes do final. Em Velocidade eu demorei mesmo a conseguir e fiquei agradavelmente surpresa com a solução. Uma sensação que tive poucas vezes (vide o filme The Usual Suspect, que foi um dos poucos a conseguir realizar esta façanha de forma primorosa).
Recomendo para quem gosta de suspense, policial, mistério, aventura e deseja passar algumas horas mergulhado em algo muito bem desenvolvido e envolvente.

EBOOK AQUI


Minha capa é igual a esta, mas a edição brasileira.


0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon