O Oceano no Fim do Caminho


The Ocean at the End of the Lane

Neil Gaiman


Neil Gaiman, com Cabal e Lola.

SINOPSE:

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.




COMENTÁRIOS:



O Oceano no Fim do Caminho é narrado segundo o ponto de vista de um artista (bem sucedido porém melancólico), que retorna a casa onde morou na infância, em Sussex, para um funeral. A história começa quando o narrador relembra seu aniversário de 7 anos, definido por ele como um acontecimento desastroso, já que ninguém apareceu para sua festa de aniversário. 

Aos 7 anos nosso protagonista (não sabemos o nome dele), passava seu tempo livre decorando as músicas de Gilbert e Sullivan, lendo vários livros e brincando com seu gatinho. O mundo de fantasia que ele havia criado o ajudava a lidar com a indiferença da família e dos colegas de classe. 
Nesta época seus pais, assim como muitos outros, tinham sérios problemas de falta de dinheiro. Na esperança de melhorar as finanças, os pais decidem alugar o quarto do menino, colocando-o junto com a irmã, no quarto dela. O inquilino que conseguem era um minerador de Opalas, que mata o gatinho do protagonista acidentalmente (o homem dá um gato adulto para o menino, mas é claro que não funciona. O gatinho era amado e único e o gato que ele recebeu do minerador era adulto e não suportava contato humano) e mais tarde se suicida no carro da família, bem no fim da rua.
Este acontecimento dá inicio a uma grande reviravolta e a algo que não deveria acontecer em nosso mundo. Um peixe morto, que engoliu uma moeda antiga, encontrou algo estranho, poderoso e perigoso. Esta criatura consegue entrar na casa do menino, onde apenas ele sabe que aquilo não é o que diz ser e que traz para a família muito perigo. É assustador descobrir, aos olhos do menino, que os pais não são necessariamente fortes e compreensivos e que não vão salvar você do mal.
Havia três mulheres morando em uma casa no fim da rua: A velha Senhora Hempstock, Ginnie Hempstock e Lettie, que dizia possuir um Oceano, mas que na verdade parecia apenas um Lago. O minerador havia parado seu carro perto da casa delas e é assim que o menino se torna amigo das Hempstock. Ao procurar pelo carro com o pai, os dois encontram o minerador e, enquanto esperam a policia (e durante a investigação policial) o menino fica na casa do fim da rua.
Com a ajuda das Hempstock, que não são apenas mulheres (uma velha, uma adulta e uma jovem) o menino enfrenta esta criatura e tenta libertar não só sua família, como também a humanidade, já que ela está em risco ao ocorrer esta ruptura entre mundos. O Oceano desempenha seu grande papel no final da aventura e é uma linda sequencia... e eu confesso que chorei, chorei até quase me afogar.
Este livro foi classificado como livro adulto que pode ser lido por crianças, mas não sei se também não é um livro infantil feito para adultos. Há algo de tocante, belo, assustador, intenso... Neil Gaiman tem o dom de misturar coisas encantadoras ao que nos mete medo e de repente tudo parece um lindo dia de sol, com pássaros cantando, o vento soprando e apenas algumas nuvens deslizando e escurecendo algumas partes do nosso caminho.
Eu lembro que as primeiras obras de Gaiman pós Sandman eram muito sombrias, mas aos poucos ele começou a encontrar um novo caminho... talvez um certo otimismo. O Oceano no Fim do Caminho é um belo conto sobre infância, sobre crescer, sobre amor e amizade. É o livro de Gaiman que mais me emocionou e eu recomendo com entusiasmo.


A capa do meu livro tem esta ilustração,
que, eu creio, é muito adequada a história.
Esta capa não me agradou muito.

ILUSTRAÇÕES DE DAVE MCKEAN




0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon