Noturno

The Strain Trilogy

Livro Um


Guillermo Del Toro e Chuck Hogan 




SINOPSE:

Nova York , aeroporto JFK. O Boeing 777 da Regis Airlines, vindo de Berlim, aterrisa na hora prevista. Subitamente, na pista de pouso, seu motor para. As luzes se apagam. Os canais de comunicação silenciam. A equipe de terra se perde numa espera aflitiva por algum sinal dos passageiros. 
Considerando a possibilidade de um ataque biológico, o Centro de Controle de Doenças é acionado e o Dr. Eph Goodweather, responsável pelo projeto Canário, responde ao chamado. Ao subir a bordo, seu sangue gela com o que vê. 
Harlem Espanhol, rua 188. Numa loja de penhores, um sobrevivente do Holocausto, Abraham Setrakian, cujos estudos de folclore da Europa Oriental levaram-no para os mais obscuros cantos do mundo, intui que algo grave está prestes a acontecer. Sabe que a hora chegou e que a guerra está apenas começando. 
Uma pandemia vampírica se espalha por toda a cidade de nova York e irrompe numa batalha sem proporções. Eph se une a Setrakian e a um grupo inusitado de combatentes para neutralizar a ação do vírus e salvar a sua cidade - a mesma que abriga sua mulher e seu filho - antes que seja tarde demais. 


COMENTÁRIOS:

Eu decidi ler Noturno porque, em primeiro lugar, foi escrito pelo Del Toro (gosto muito dos filmes dele) e em segundo porque parecia divertido um livro sobre uma pandemia vampírica. Pois bem, não foi exatamente o que eu esperava; a ação é suspensa de repente e eu não consegui encontrar os dois livros seguintes para saber como a história acaba. Isso diminuiu muito meu interesse, mas daí decidiram tornar Noturno uma série de TV e eu voltei a me empolgar. Não tenho intenção de ler os demais livros...acho que Del Toro é melhor em movimento e não como escritor, mas estou ansiosa para ver a série, que estréia em Julho deste ano.
A sinopse acima define bem o que você vai encontrar ao ler este livro. A história começa com o pouso de um avião com todos os seus passageiros e funcionários mortos; então...como este avião pousou? O que aconteceu com todas aquelas pessoas? A partir daí começamos a conhecer os protagonistas. 
O livro enrola bastante até que algo realmente importante acontece. Provavelmente vá funcionar na TV, já que toda esta introdução pode ser reduzida a algumas cenas legais, mas, não esperem por algo surpreendente; a história é cheia de clichês (por exemplo, no avião onde as pessoas estão todas mortas, há um caixão com terra...buhu...como em Drácula), com heróis clichês e sustos clichês.
Apesar de todos estes pontos que podem ser encarados como negativos os vampiros são simplesmente apavorantes. A descrição deles causa arrepios e nojo e muito medo. A aparência lembra um pouco a dos vampiros que Del Toro criou para Blade 2, mas não se enganem, estes vampiros são muito, muito mais bizarros e letais.
Sobre os protagonistas temos Eph, o cientista CDF; sua assistente e interesse romântico, Nora; Abe, o caçador de vampiros e o exterminador russo de ratos...sim...este grupo totalmente nada a ver acaba reunido na missão de exterminar o mestre dos vampiros e causador da pandemia.
O mais chato em relação a história é que nos vemos seguindo um personagem que foi morto no avião e sua ida para a casa, o encontro com familiares, a transformação de familiares numa sequencia repetitiva que cansa.
Não vou ficar apontando os defeitos do que li, mas fiquei curiosa em relação a uns detalhes: o vampirismo é um vírus, mas mesmo assim os vampiros não conseguem atravessar água corrente e precisam viajar enterrados na terra do seu local de origem. Isso ficou estranho, mas pode ser que expliquem nos outros livros, afinal, pouca coisa foi revelada neste.
Sobre o final, só posso dizer que foi obvio e estúpido. A solução para a fuga do Vampiro chefe foi tão idiota que eu teria ficado muito, muito indignada se não houvesse duas sequencias. Apesar destas falhas vale a pena, para ler algo diferente dos vampiros românticos de costume. Posso dizer que os vampiros criados por Del Toro nesta obra são os mais assustadores, nojentos e bizarros que já "li".

AQUI!!!!


Capa da edição brasileira.

Variações de capas para o livro.
Capa feita para um dos volumes da HQ.
Imagino que sejam Eph e Abe e o mestre vampiro.
Como vocês podem ver, as criaturas são muito feias :-)

0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon