Marnie

Winston Graham

SINOPSE:

Marnie é uma mulher de 23 anos, bonita e inteligente, mas dotada de uma personalidade histérica. Ela rouba, usando de todas as artimanhas que sua esperteza a faz criar. Vangloria-se de sua liberdade e de sua inteligência, mas não é uma mulher feliz. Repudia os homens, porque tem horror a sexo. Com todos esses problemas, Marnie vai vivendo, nas páginas do livro, uma história de crescente suspense, que culmina num final surpreendente.


COMENTÁRIOS:

A protagonista é uma ladra muito bem sucedida. Seus crimes são intricados e audazes. Cada vez que vai colocar algum plano em ação ela cria uma identidade falsa, arruma o emprego de seu interesse e consegue chegar a uma posição que lhe permite ter acesso ao dinheiro do local. 
Marnie tem muito talento para a matemática, o que facilita chegar aos postos que deseja para cometer seus crimes, além disso é muito competente e, até sumir com o dinheiro, ela é a melhor funcionária do local. Na verdade ela é tão capaz que poderia ter sucesso em qualquer trabalho; Marnie não precisaria roubar... quer dizer, não precisaria se não tivesse sérios problemas emocionais, especialmente no que diz respeito a sexo. 
Os roubos lhe traziam emoção e um estado de satisfação que dificilmente conseguia atingir de outra forma. O pior de tudo é que Marnie acredita ser feliz. Sua desculpa é que precisa de dinheiro para sustentar a mãe invalida.
Tudo ia bem até que ela conseguiu um emprego em uma empresa chamada Rutland. Seu erro foi permanecer lá mais tempo do que o normal e se envolver socialmente com os demais funcionários, em especial com dois homens. 
A protagonista jamais havia se interessado por homens, especialmente no que dizia respeito a sexo. A mãe já havia dito várias vezes a ela o quanto revoltante era o aspecto sexual de um casamento e a moça não tinha intenção nenhuma de experimentar isso. Apesar de sua aversão a sexo ela se torna amiga de Terry HolbrookMark Rutland, ambos descendentes dos fundadores da firma. 
Marnie não gosta de Terry (ela o considera extremamente desagradável), mas Mark é o primeiro homem a se interessar por ela como pessoa, o que faz com que ela simpatize com ele. Apesar desta amizade Marnie não pretende se envolver com Mark, então rouba a companhia e desaparece. Só que a moça é apaixonada por cavalos e Mark acaba por descobrir onde ela mantinha seu cavalo e a encontra. Marnie se resigna a ser presa, mas Mark tem outros planos. Ele quer o dinheiro de volta e quer casar com ela.
O casamento dos dois é cheio de problemas, obviamente. Marnie se vê como a vítima que foi chantageada para casar e Mark acredita que ela o ama e quer salvá-la de si mesma. Claro que o rapaz percebe que ela é estranha, mas acredita que o amor tudo poderá curar.
Após uma semana de casados Mark se deixa levar pela paixão e leva Marnie para a cama. A reação dela é de pavor, o que faz com que ele não mais repita a cena. Mesmo assim Mark acha que pode ajudá-la e então Marnie começa seu tratamento psiquiátrico. Só que a moça é um caso bem complexo.
O livro é cheio de suspense e mistério e quem dá origem a isso tudo é a protagonista e seu passado, e o passado de sua mãe e um crime nunca descoberto. Para completar seu passado criminoso está prestes a ser revelado. Mark e Marnie se veem tendo que descobrir os mistérios do passado e salvá-la da cadeia. O melhor de tudo é que a solução do mistério não é, de forma alguma, fácil e muito menos obvia.
Hitchcock se interessou pela história e a transformou em filme (por sinal, gosto muito do filme. Sean Connery e Tipp Hedren estão lindos). A trama do livro e do filme é muito similar, mas com algumas diferenças importantes, em particular o relacionamento entre o casal de protagonistas. Os problemas sexuais de Marnie são mais complexos e o final é diferente. Eu não diria que um é melhor do que o outro, mas que ambos são bons cada um a sua maneira.

Esta é a capa do meu exemplar.
Acho terrivelmente feia.
Esta é um pouquinho melhor, 
mas ainda sem graça.
Esta foi a melhor capa que encontrei.
Propaganda do filme.
Cartaz do filme.
Outro cartaz.
Lindo casal.

0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon