Quadrinhos 3

O Monstro do Pântano - Swamp Thing

Criado para a DC por Lein Wein e Berni Wrightson.
ORIGEM:


O Monstro do Pântano apareceu pela primeira vez na revista Casa dos Segredos 92 (1971), com o nome Alex Olsen. No começo do século XX, o cientista Alex Olsen é vítima de uma explosão em seu laboratório planejada por seu colega de trabalho, Damian Ridge, que pretendia matá-lo de modo que pudesse ganhar a mão da esposa de Olsen, Linda. Olsen é transformado pelos produtos químicos e pelas plantas dentro do pântano em um monstro disforme que volta para matar Ridge antes que este possa matar Linda. Incapaz de revelar a Linda sua verdadeira identidade, o Monstro do Pântano volta tristemente pras profundezas de sua nova morada. 
Essa devia ser uma história isolada, mas fez tanto sucesso que se tornou uma série contínua em 1972, tornando o protagonista mais heroico e fazendo algumas mudanças. Desta vez o protagonista se chamava Alec Holland, um cientista que trabalhava em uma fórmula capaz de fazer desertos brotarem. Uma bomba é colocada em seu laboratório por alguém que deseja a fórmula, mas Alec não morre; ele se transforma num monstro composto por matéria vegetal depois que a explosão em seu laboratório o encharcou com produtos químicos e ele caiu nas água do pântano (a história se passa na Louisiana). Este novo Monstro do Pântano é capaz de falar e se assemelha muito a um homem.
PRIMEIRA SÉRIE - 1972/1976 - 24 Edições

Nesta série o Monstro do Pântano procura uma forma de voltar a ser humano e, em meio a suas buscas, ele enfrenta o mal, muitas vezes na pessoa do Dr. Anton Arcane. Temos também Mathew Cable, que caçava o Monstro do Pântano acreditando que fora ele a matar Linda Holland (esposa de Alec) e Abigail Arcane, sobrinha do doutor. Infelizmente a qualidade das histórias caiu muito a certa altura e escolhas péssimas foram feitas, como a introdução da família de Alec, a morte do Monstro e retorno a sua forma humana. Tudo isso foi "apagado" quando a segunda série começou.
SEGUNDA SÉRIE - 1982

Depois de um filme vergonhoso e que, pasmem, fez certo sucesso, a série voltou a vida. O Monstro do Pântano contia sua busca para se tornar humano novamente. A diferença maior é que Abigail estava casada com Mathew Cable, que acaba por se revelar um vilão. Alem disso o Dr. Anton Arcane volta a vida novamente, para enfrentar nosso herói. Até aqui a série foi escrita por Martin Pasko.
Na edição 20 Alam Moore assumiu o titulo, reconstruindo toda a história do Monstro, que leva um tiro na cabeça e é capturado por homens de uma corporação chamada Sunderland, o que nos leva ao título mais famoso desta série: Lição de Anatomia. O cientista Jason Woodrue faz uma autopsia no Monstro, descobrindo que o corpo da criatura era apenas superficialmente humano. Seus órgãos eram imitações não funcionais, sendo assim, não havia a menor possibilidade de o Monstro ter sido humano algum dia. A teoria era a de que o pântano absorvera as memórias de Alec, que morrera queimado e que a criatura estava viva, já que levar um tiro na "cabeça" não o mataria. 
Após este arco veio o American Gothic, que introduziu John Constantine e que colocou o Monstro do Pântano frente a várias criaturas como lobisomens e zumbis (minha fase favorita). A fase de Alan Moore colocou o Monstro do Pântano em destaque, iniciando o selo de revistas Maduras da DC, a Vertigo. Moore escreveu 45 edições.
A seguir Rick Veitch se responsabilizou por 24 edições, que mostravam o que aconteceu após a suposta morte do Monstro. O título mais famosos desta época foi O Celestial e o Profano, quando o Monstro, com a ajuda de Constantine engravida Abigail para salvar a vida do "Broto", ser elemental criado para ficar em seu lugar. Veitch abandonou a ultima edição porque a DC decidiu não publicar o material que já estava escrito e com a arte pronta por usar Jesus como personagem e por conta da controvérsia que o filme A Ultima Tentação de Cristo estava provocando. Neil Gaiman e Jamie Delano deveriam assumir o título na sequência, mas se recusaram em apoio a Veitch.
Doug Wheeler assumiu e escreveu sobre o nascimento de Broto, mas ficou ofuscado por Moore, Veitch e Gaiman, apesar de ter boas histórias. Ele escreveu 22 edições.
Namcy A. Collins assumiu em 1991 e escreveu 28 edições, dando mais foco a fantasia e aos mitos e amarrando algumas pontas que Moore deixara soltas.
Mark Millar vem encerrando os escritores desta série, com história próximas as de Moore e Veitch e tornando o Monstro uma espécie de deus elemental.
TERCEIRA SÉRIE - 2000/2002

Centrado na filha do Monstro e Abigail, antes conhecida por Broto. Teve 20 edições.

QUARTA SÉRIE - 2004

Centrada no Monstro e em sua filha.
O Monstro do Pântano e sua amada Abyy.
No cantinho a direita Jason Woodrue como Homem Florônico.
Mais do Monstro mais adorável da DC e sua amada.

Quando eu li minha primeira história do Monstro do Pântano foi acidental. Estava em Uma revista dos Novos Titãs e era justamente Lição de Anatomia. Eu estranhei, fiquei meio chocada e ao mesmo tempo atraída pela história. Havia algo de repugnante numa criatura que era feita de tubérculos e vermes, mas aos poucos fui sendo enfeitiçada e me descobri gostando muito das histórias (especialmente em Gótico Americano) e querendo mais. O Monstro do Pântano foi a primeira revista em quadrinhos com temática adulta que eu li; quero dizer, realmente adulta. Depois disso só foi, hehehehehe.

0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon