Blue Fire

Phyllis A. Whitney

SINOPSE:


A fotógrafa Susan van Pelt fora levada pela mãe para longe da África do Sul quando seu pai, Niklaas van Pelt, caíra em desgraça e fora preso. Embora houvesse sido solto três anos depois de sua partida, Susan não ouvira falar dele nenhuma vez, até que, aos vinte e três anos, ela retorna à Cidade do Cabo, recém-casada com um conhecido de infância, Dirk Hohenfield, que agora é um associado de seu pai. A amargura de Susan contra o pai é agravada quando percebe que ele está apenas interessado no que ela pode saber sobre o paradeiro do famoso diamante cujo roubo o levara para a cadeia. No entanto Susan suprimira todas as memórias daquela época traumática. Ela desejava se concentrar em seu casamento e sua fotografia,deixando o passado de lado. No entanto, nenhuma das pessoas ao seu redor aceita esse desejo. Mudanças de humor imprevisíveis de Dirk parecem de alguma forma relacionadas com o que ela pode ou não se lembrar e o surgimento de John Cornish, o jornalista e escritor, cuja investigação sobre contrabando de diamantes contribuíra para a queda de Niklaas e que insistia em voltar a analisar o caso, 

piora a situação e revelas coisas perigosas, especialmente para Susan. 

COMENTÁRIOS:


O enredo de Blue Fire  lida com o comércio Sul-Africano de diamantes e o apartheid. Enquanto a história segue um padrão semelhante a muitos dos romances de suspense de Whitney - uma heroína sem pais ou afastada de um deles, com um terrível segredo do passado muito bem enterrado, um namorado ou marido controlador e a sensação opressora de isolamento e risco - ele tem uma consciência social mais pronunciada do que era comum nos romances desta época. Na verdade, apesar de os romances de suspense de Whitney serem definidos como góticos, eu não colocaria Blue Fire nesta classe. Não há características góticas realmente e a história se inclina para o lado do mistério policial.
O título "Blue Fire" refere-se à luz branco-azulada do Kimberley Real, o diamante que é centro da trama no livro. As leis draconianas que regulavam a mineração de diamantes e o monopólio da indústria De Beers na África do Sul deram origem ao contrabando, um crime pelo qual Niklaas van Pelt foi preso. Quando Susan descobre que seu pai empobreceu a fim de pagar o preço do diamante para o proprietário, ela começa a suspeitar da inocência de seu pai, embora não aceite a sugestão de que sua mãe havia roubado o diamante ao partir com ela da África do Sul.
O diamante Kimberley Real e o mistério em torno de seu desaparecimento serve como maior motivação dos personagens em Blue Fire, tudo isto com o apartheid servindo de fundo e as descrições bem feitas que a autora nos dá dos locais em que a história se passa. Ao longo do livro temos cenas que caracterizam a sociedade da época na África do Sul que ajudam a "entrar" na história.
A protagonista freqüentemente faz referências aos defeitos dos sistema político, observando e avaliando as desigualdades diárias e preconceitos através de sua família, casamento e trabalho. Tudo o que ela presencia muda sua forma de ver a vida e fortalece seu caráter.
Em relação ao romance, Susan casa logo no inicio da história, mas depois o casamento começa a sofrer sob pressões externas e a presença de um outro possível interesse romântico complica tudo. Temos neste livro mais um protagonista dominador e egoísta, como acontece em boa parte dos livros de Whitney, só que sem o charme da maioria deles. É realmente muito irritante o tanto que o marido da mocinha é machista e patético como ela atende a todas as suas vontades anulando a própria personalidade.
Apesar de ter mais profundidade em relação as tramas costumeiras da autora, eu colocaria este livro no fim da minha lista de preferência dos livros dela. Não consegui sentir empatia por ninguém na história e se quer fiquei curiosa para saber qual a resolução dos mistérios e como tudo acabaria. Pelo menos valeu pela experiência de ter lido algo tão diferente, já que li pelo menos (até agora) metade dos livros de Phyllis A. Whitney.

AQUI EM INGLÊS!!!!




Infelizmente a qualidade de algumas imagens não está boa.

0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon