Belas Maldições

Belas Maldições:
As Belas e Precisas Profecias de Agnes Nutter, Bruxa
Good Omens

Neil Gaiman e Terry Pratchett


SINOPSE:


Conforme as Profecias de Agnes Nutter, o mundo vai acabar num sábado. No próximo sábado, e antes do jantar. O que é um grande problema para Crowley, o demônio mais acessível do Inferno e ex-serpente, e sua contraparte e velho amigo Aziraphale, anjo genuíno e dono de livraria em Londres. Eles gostam daqui de baixo (ou, no caso de Crowley, daqui de cima). Portanto, eles precisam encontrar e matar o Anticristo, a mais poderosa criatura do planeta. O problema é que o Anticristo é um garoto de 11 anos e, ao contrário de tudo o que você já tenha visto em algum filme, é um menino que adora seu cachorro, se importa com o meio ambiente e é o filho que qualquer pai gostaria de ter. Além, claro, de ser indestrutível. E, como se ainda não fosse o bastante, eles ainda têm de lidar com o domingo... 

" Crianças! Provocar o Armagedon pode ser perigoso. Não tentem isso em casa."
COMENTÁRIOS:

Belas Maldições foi o primeiro livro escrito por Terry Pratchett que já li. Bem, ele não é exclusivamente do Terry Pratchett, já que foi escrito a quatro mãos com Neil Gaiman (e foi por causa do Neil que eu quis ler o livro).

Trata-se de uma comédia muito britânica sobre o nascimento do filho de Satanás, o fim dos tempos e as tentativas de Aziraphale - o Anjo e Crowley - o Demônio. Uma subtrama apresenta a reunião dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse: Guerra, Fome, Poluição (a Peste se aposentou após a descoberta da Penicilina) e Morte (que lembra um pouco o adorável Morte, do Discworld), outra mostra a Bruxa Anathema Device e Newton Pulsifer, um Caçador de Bruxas e a ultima mostra o Anticristo com seus amiguinhos (claro que temos mais passagens com personagens diferentes, mas são personagens menores; não pensem, no entanto, que são menos engraçados).
Aziraphale era o Anjo responsável pelo Jardim do Éden; agora ele tem uma livraria e um pouco de peso extra. Crowley era a Serpente que tentou Eva com a maçã; agora ele tem um super carro onde escuta suas fitas de rock e faz seu serviço. Os dois são amigos (apesar de fingirem tanto para o Céu quanto para o Inferno que são inimigos) e desenvolveram um gosto bem problemático pela humanidade e os prazeres que ela pode lhes proporcionar, sendo assim, o Apocalipse não é nada bem vindo.
Os amigos Anjo e Demônio decidem trabalhar juntos e manter os olhos sobre o Anticristo, destinado a ser o filho de um diplomata americano proeminente na Grã-Bretanha e assim garantir que ele crescesse de forma a equilibrar bem e mal e impedir o Apocalipse. O engraçado é que Warlock, que todos (ou quase) pensam ser o Anticristo é na verdade uma criança normal de 11 anos. No dia do nascimento do menino e do verdadeiro Anticristo houve um engano e as crianças foram trocadas. O Anticristo se chama Adam Young (irônico), um menino simpático e carismático que viveu da forma mais normal possível, ama os pais ingleses, os amigos e não tem ideia dos seus poderes ( a parte das freiras satanistas é tão hilária que me fez gargalhar).
No meio desta trama toda temos Agnes Nutter, uma Bruxa do século 17 que escreveu um livro chamado As Belas e Precisas Profecias de Agnes Nutter, Bruxa. As profecias feitas por ela não faziam muito sucesso por que ninguém conseguia entendê-las, já que eram muito enigmáticas e, ironicamente, muito verdadeiras. Apenas uma cópia deste livro existia e pertencia a descendente direta de Agnes, Anathema. O parceiro de aventura da moça é Newton Pulsifer, descendente do homem que levou Agnes as chamas.
Aqui estão, então, nossos personagens principais: Um Anjo que comercializa livros raros, um Demônio que foi rastejando lentamente para baixo, os Cavaleiros do Apocalipse, uma Bruxa que morreu a 330 anos, uma Praticante de Ocultismo descendente de Agnes, o descendente de um Caçados de Bruxas, o garoto Anticristo e... O CÃO.
PASSAGEM INICIAL DO LIVRO:

No inicio

Era um belo dia.
Todos haviam sido belos. Não tinham acontecido mais de sete deles até então, e a chuva ainda não havia sido inventada. Mas as nuvens que se reuniam em massa a leste do Éden sugeriam que a primeira tempestade estava a caminho, e ia ser das grandes.
O anjo do Portão Leste cobriu a cabeça com as asas para se proteger dos primeiros pingos.— Desculpe — disse educadamente. — O que estava dizendo mesmo?
— Eu disse: aquele lá caiu feito um balão de chumbo — falou a serpente.
— Ah, é — retrucou o Anjo, cujo nome era Aziraphale.
— Acho que foi uma reação exagerada, para ser franco — comentou a serpente. — Quero dizer, foi um delito primário. Não vejo o que há de tão errado em saber a diferença entre o bem e o mal.
— Deve ser ruim — contemporizou Aziraphale, no tom de voz ligeiramente perturbado de quem também não vê o que há de errado e está preocupado com isso. — Senão você não teria se envolvido.
— Eles só disseram: suba lá e crie algum caso — disse a serpente, cujo nome era Crawly, embora agora estivesse pensando em mudá-lo. Rastejar,decidira, não tinha nada a ver com ele.
— Sim, mas você é um demônio. Não sei se realmente é possível você fazer alguma coisa de bom — disse Aziraphale. — É da sua natureza básica,sabia? Nada pessoal, você entende.
— Mas você tem que admitir que é meio que uma pantomima esse negócio — disse Crawly. — Quero dizer, apontar para a Árvore e dizer "Não Toque", em maiúsculas. Não é lá muito sutil, né? Por que não colocá-la no alto de uma montanha ou num lugar bem distante? Você não se pergunta o que Ele está realmente planejando?
— É melhor não especular — disse Aziraphale. — Não é possível adivinhar o inefável, é o que eu sempre digo. Existe o Certo e existe o Errado. Se você fizer o Errado quando lhe dizem para fazer o Certo, merece ser punido.Ahn.
Ficaram sentados num silêncio envergonhado, observando a gotas de chuva machucarem as primeiras flores. Então Crawly finalmente perguntou:
— Você não tinha uma espada flamejante?
— Ahn — disse o anjo. Uma expressão de culpa passou por seu rosto, e então voltou e acampou ali.
— Você tinha, não tinha? — perguntou Crawly. — Flamejava como não havia igual.
— Ahn, bem...
— Parecia muito impressionante, na minha opinião.
— Sim, mas, bem...
— Você a perdeu?
— Não! Não, perder exatamente não, foi...
— E aí?
Aziraphale parecia arrasado.
— Se você quer saber — disse, um pouco hesitante. — Eu a dei.
Crawly não tirava os olhos dele.
— Bem, eu tive que fazer isso — explicou o anjo, esfregando as mãos distraído. — Eles estavam sentindo tanto frio, coitadinhos, e ela já estava grávida, e com aqueles animais terríveis lá fora e a tempestade armando, eu pensei, que mal pode haver?, e disse, escutem, se vocês voltarem vai haver um banzé celestial, mas pode ser que precisem desta espada, por isso aqui está,nada de agradecimentos, só façam um grande favor a todos e não estejam aqui quando o sol se puser.
Sorriu preocupado para Crawly.
Foi melhor coisa fazer, não foi?
— Não sei se realmente é possível você fazer alguma coisa de ruim —disse Crawly sarcástico. Aziraphale não reparou.
— Ah, assim espero. Espero realmente. Isso me preocupou a tarde toda.
Ficaram algum tempo olhando a chuva.
— Engraçado — disse Crawly. — Eu também fico me perguntando se aquele negócio da maçã foi a coisa certa a fazer. Um demônio pode se meter numa boa confusão fazendo a coisa certa. — Cutucou o anjo. — Não seria engraçado se a gente entendeu tudo errado? Não seria engraçado se eu fiz a coisa boa e você a coisa ruim, hein?
— Realmente não — disse Aziraphale.
Crawly ficou olhando a chuva.
— Não — disse, ficando mais sério. — Acho que não.
Cortinas negras rolavam sobre o Éden. O trovão rugia por entre as colinas.Os animais, recém-batizados, encolhiam-se de medo da tempestade.
Longe dali, nas florestas úmidas, alguma coisa brilhante e feroz tremeluzia por entre as árvores.
Ia ser uma noite escura e tempestuosa.


PERSONAGENS:

SERES SOBRENATURAIS

Deus (Deus).
Metatron (A Voz de Deus).
Aziraphale (Um anjo e comerciante de livros raros em meio expediente).
Satã (Um Anjo Caído; o Adversário).
Belzebu (Outro Anjo Caído e Príncipe do Inferno).
Hastur (Um Anjo Caído e Duque do Inferno).
Ligur (Outro Anjo Caído e Duque do Inferno).
Crowley (Um Anjo que não chegou exatamente a Cair, apenas foi Rastejando Lentamente para Baixo).

CAVALEIROS DO APOCALIPSE

MORTE (Morte).
Guerra (Guerra).
Fome (Fome).
Poluição (Poluição).

HUMANOS

Não-Cometerás-Adultério Pulsifer (Um Caçador de Bruxas).
Agnes Nutter (Uma Profetisa).
Newton Pulsifer (Escriturário e Recruta Caçador de Bruxas).
Anathema Device (Prática em Ocultismo e Descendente Profissional).
Shadwell (Sargento Caçador de Bruxas).
Madame Tracy (Jezebel Pintada [somente as quintas de manhã, horário a combinar] e Médium).
Irmã Maria Loquaz (Uma Freira Satânica da Ordem Faladora de Sta. Beryl).
Sr. Young (Um Pai).
Sr. Tyler (Um Presidente de uma Associação de Moradores).
Um Courier.

ELES

ADAM (Um Anticristo).
Pepper (Uma Garota).
Wensleydale (Um Garoto).
Brian (Um Garoto).

Coro Completo de tibetanos, alienígenas, americanos, atlantes e outrasraras e estranhas Criaturas dos Últimos Dias.

E:

Cão (Cão satânico e caçador de gatos).
Eu não quero escrever muito sobre o livro senão vou entregar a história e não vou parar tão cedo. Apenas recomendo muito, muito, muito, especialmente para quem gosta de algo com humor irônico, sutil e elegante, extremamente bem escrito e criativo e que traga lágrimas aos olhos por conta das risadas.

0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon