O Aprendiz de Morte


Mort

Terry Pratchett

SINOPSE:

No quarto volume de Discworld, Morte, um esqueleto com brilhantes luzes azuis em suas órbitas oculares e dono de uma voz semelhante a " lajes de chumbo caindo sobre granito" , oferece a Mortimer, um desajeitado rapaz de interior, uma proposta irrecusável: tornar-se seu aprendiz. Após receber a garantia de que não é preciso estar morto para conseguir esse trabalho, Mort aceita o cargo. Mas os conflitos surgem quando a descoberta do amor passa a interferir nas responsabilidades do garoto. Apaixonado pela princesa Keli e incumbido de matá-la, o rapaz não consegue cumprir sua tarefa. Ao invés de atingir a garota com a foice da morte, Mortimer desfere o golpe mortal contra o assassino, criando assim uma realidade paralela, que entra em conflito com o destino.

COMENTÁRIOS:

Neste quarto volume do Discworld conhecemos o personagem-título, Mortimer "Mort", um jovem desajeitado e desastrado, que é levado pelo pai até a feira da cidade para se tornar Aprendiz, caso algum Mestre se interesse por ele. Quando o rapaz é escolhido por Morte para ser seu aprendiz, Mortimer mergulha em um mundo fantástico e se envolve numa situação bem problemática. 
As personagens principais são, como sempre, perfeitas; temos Mort, Morte, sua filha adotiva, Ysabell, o criado de Morte (personagem recorrente em outros livros do Disco e persona muito importante na Universidade Invisível), a princesa, o vilão... todos são perfeitos nos mínimos detalhes. 
Ao longo da história é incrível acompanhar o crescimento do rapaz, deixando de ser um jovem desastrado, desengonçado e sem habilidades e se tornando um Morte perfeito, cometendo erros mas corrigindo-os, sem jamais desistir. Um personagem simplesmente de tirar o fôlego, uma trama de tirar o fôlego, um livro de tirar o fôlego.
O livro em si já seria perfeito só por ter um foco maior sobre Morte, que eu amo, especialmente por ser a personagem mais divertida do Disco. Morte é adoravelmente ingênuo, cheio de vontade de viver, delicadeza e uma amor inesgotável por gatos.
Pois bem, Morte sai de férias (quando acaba testando outros tipos de "empregos") e deixa seu aprendiz cuidando dos negócios. O rapaz não consegue usar a foice na Princesa Keli, pois fica encantado por ela depois de vê-la e acaba por impedir a morte da moça, interrompendo seu assassino e levando aquele que a mataria. Claro que isso provoca reações e duas realidades começam a entrar em choque. Mort começa então a tentar corrigir o desastre que provocou, com a ajuda da reclamona Ybabell (sim, o Morte tem uma filha e ela é humana, tem 16 anos há séculos e usa camisolas rendadas).
Muitas situações hilárias tem lugar e, na minha opinião, este é um dos livros mais engraçados do Disco e um dos meu favoritos. É hilário quando a Princesa contrata um "assistente" para reconhecê-la como viva perante seus súditos, pois, como ela deveria estar morta, as pessoas ficam confusas, tentando corrigir o erro sem nem perceberem. É hilário ver Morte trabalhando como cozinheiro. É hilário... bom TUDO é hilário e eu recomendo cada página, parágrafo, frase e letra deste livro :-D

AQUI!!!!

Esta é a capa divertida do meu exemplar.

Versão em Inglês da mesma arte.

Outro modelo de capa. Mais discreta.

Variação de cor.

Eu gostei muito, muito mesmo desta capa, hehehehehehe.

0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon