Série Discworld 1 e 2


The Color of the Magic 1 - The Light Fantastic 2

Terry Pratchett.


SINOPSE:


A Cor da Magia é o primeiro livro da cultuada série Discworld, seguida por A Luz Fantástica. Nos dois livros temos as aventuras do mago Rincewind e do estranho turista Duas-Flor, tudo com muito bom humor. Nessas aventuras, os personagens praticamente fazem um tour pelo disco, o que os leva a encontrar um grande herói, um terrível demônio e dragões, além de se aproximarem perigosamente da borda do mundo.























SOBRE O QUE SE TRATA:

A Cor da Magia é uma novela de fantasia publicada em 1983 por Terry Pratchett, sendo o primeiro livro da série Discworld. A Luz Fantástica foi publicada em 1986 e é uma sequência direta do primeiro volume. Os livros fazem uma sátira aos livros de aventuras fantástica, entre outras coisas.

O personagem principal é o cínico e incompetente mago Rincewind. Ele involuntariamente torna-se um guia para o ingênuo Duas-Flor, o primeiro e único turista do Discworld
Forçados a sair da cidade de Ank-Morpork para fugir de um terrível incêndio, começam uma jornada pelo Disco afora, passando por várias aventuras e quase sempre escapando da morte (ou, no caso do Disco, DO MORTE) no ultimo segundo.

COMENTÁRIOS:

Todos os livros que tem como cenário o Discworld são de temática fantástica... mais precisamente uma sátira do gênero. Os dois primeiros volumes contam as desventuras de Rincewind (o pior mago do Disco e sem dúvida o mais covarde) e de Duas-Flor, um viajante totalmente sem noção, mas repleto de otimismo e que possui um baú mágico a quem chama de Bagagem (e que, além de guardar muito dinheiro e os demais pertences de seu dono, devora pessoas).
Como uma apaixonada por RPG, que já experimentou Dungeons and Dragons e Gurps (entre outros), o universo do Disco é um grande presente. Junte a isso um humor seco e charmoso, que extrai risadas de situações absurdas e desconstrói a visão de heróis que estamos acostumados a ter (temos uma paródia de Conan), usa sabiamente a ironia e o sarcasmo e nos presenteia com diálogos perfeitos.
Eu sou uma fã confessa do humor britânico e Terry Pratchett é meu autor favorito. Ele me fez gargalhar em meio a uma grave crise de depressão e isso, isso foi um milagre! desde então eu compro tudo o que acho dos escritos dele :-)
Para dar uma ideia da criatividade de Pratchett, vamos a descrição do Disco: Discworld é plano, apoiado por quatro elefantes que estão sobre o casco de uma tartaruga gigante chamada A`tuin que cruza o universo, então, quando os moradores do Disco falam em uma queda de água que fica no fim do mundo, ela fica mesmo e a queda leva ao espaço.
A morte, no Disco, é O MORTE e ele é um esqueleto que usa um manto negro e monta um lindo e fofo cavalo chamado Binky e... ama gatinhos :-D
O grande guerreiro Cohen é um velho de mais de 80 anos, dragões "não existem" mesmo quando "não são vistos", pois as pessoas tem uma espécie de dispositivo de segurança, hahahahaha.
Para completar, temos a Universidade Invisível, reduto dos magos do Disco e, depois do Morte, meus favoritos.
Estes dois livros foram transformados em filme e eu recomendo. Os livros acabam sendo mais engraçados, mas o filme fica pouco atrás. 


O MORTE


No Blog Pensamentos de Uma Batata Transgênica há um bom review do filme. Vale a pena ler.


Filme


No Blog Vortex Cultural há uma boa resenha sobre os trabalhos de Pratchett referentes ao Disco.

A Cor da Magia:

Resumindo, o primeiro livro nos apresenta ao mundo fantástico do Discworld e seus personagens, com o mago (que só sabe um feitiço) Rincewind servindo de guia para o turista Duas-Flor, atrás de heróis, bárbaros e o que for, para que tudo seja registrado pela máquina fotográfica de Duas-Flor e para que ele possa ter aventuras que possa contar ao voltar para seu continente... e posso dizer que os dois enfrentam de tudo: trolls, guerreiros, assassinos, monstros e por aí a fora.

A Luz Fantástica:

O segundo livro começa onde o anterior parou: a queda de Rincewind e de Duas-Flor do Disco, salvos pelo Oitavo (o único feitiço que o mago sabe) na ultima hora. A partir daí ficamos sabendo mais coisas sobre o Oitavo e nossos "heróis" devem voltar a cidade de Ankh-Morpork para evitar que um desastre aconteça, já que uma estrela está em rota de colisão com a Grande A`tuin e o feitiço que poderia impedir este desastre fugiu para a cabeça de um certo mago quando ele ainda era um estudante...quem será este mago????


Rincewind e Duas-Flor, em cena do filme.

Magos, adorados, Magos :-D

Terry Pratchett, o maior de todos os Magos.


0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon