Escalada Mortal

The Eiger Sanction.


Trevanian.


SINOPSE:


Jonathan Hemlock mora em Long Island, numa igreja gótica reformada. É professor de arte, alpinista, mercenário e, esporadicamente, comete alguns assassinatos (que ele chama de sanções) por dinheiro, para poder aumentar sua coleção de obras de arte adquiridas no mercado negro.
Agora, Hemlock está sendo astuciosamente induzido a acaitar uma missão arriscada, que envolve uma tentativa de escalar a Eiger, uma das montanhas mais traiçoeiras dos Alpes Suíços.
Com um ritmo e um enredo de tirar o fôlego, misturando suspense e sátira, Trevanian narra as aventuras de Hemlock e de um grupo de intrigantes personagens - incluindo vilões, traidores e lindas mulheres - mergulhados numa atmosfera carregada de perigos.
Neste excitante e imperdível romance, que vai manter seus leitores tensos a ponto de ficarem setados na ponta das suas poltronas até a última e surpreendente página, fios e mais fios de suspeita, acusação e provas vão se entrelaçando pouco a pouco até um climax bizarro e mortal.



COMENTÁRIOS:


Jonathan Hemlock é um professor de História da Arte em Nova York. Sua casa fica em Long Island e é um mosteiro reformado cheio de luxos, como um banho romano e uma galeria com temperatura e luminosidade adequada para expor e proteger sua inestimável coleção de pinturas impressionistas (conseguidas através de meios um tanto quanto... violentos).
O dinheiro necessário para ampliar sua coleção de arte e para financiar suas viagens veio através de seus trabalhos realizados para a Unidade de Busca e Sanção, mais conhecida como CII e que faz parte da inteligência americana. A função de Hemlock é realizar as Sanções, ou seja, Execuções e neste livro ele trata da Sanção Eiger (The Eiger Sanction).
Hemlock não quer mais trabalhar para a CII, mas é convencido a fazer este ultimo trabalho por conta de uma obra que cobiça muito e que lhe é prometida. Sendo assim ele viaja para Montreal e completa a Sanção.
Além de seu conhecimento superior de pinturas e seus talentos como assassino, Hemlock também é um alpinista de classe mundial. Por conta disto, é envolvido em uma armadilha criada pelo líder da CII, Dragon, a fim de realizar a segunda Sanção da missão que desejavam que ele cumprisse. 
Infelizmente a CII não conseguiu descobrir quem era o outro agente que Hemlock deveria matar, descobrindo apenas que seria um dos alpinistas de um dos grupos a tentar escalar o Eiger. Hemlock já havia tentado esta escalada antes e quase morrera das duas vezes que a fizera, sem conseguir chegar ao topo.
Convencido a realizar o trabalho (Dragon havia roubado todas as obras de arte de Hemlock) nosso "herói" vai para o Arizona melhorar seu condicionamento sob as mãos de um velho amigo e companheiro de escalada e que seria a base da equipe da qual participaria na escalada do Eiger (aqui temos mais uma trama, pois outro dos hospedes do hotel onde Hemlock está é um velho companheiro do exercito, que havia entregue Hemlock para os inimigos durante a guerra).
Do Arizona vamos para a Suíça, onde somos apresentados aos demais alpinistas; são 3 e um deles deve ser o agente que Hemlock precisa matar. Imaginem escalar com um grupo sem saber em quem você pode ou não confiar.
Este é o primeiro livro de Trevanian, se não me engano. É um livro de espionagem divertido e que prende a atenção até o fim, com um desfecho mais do que satisfatório. fizeram um filme com direção de Clint Eastwood e com ele mesmo no papel principal. O filme é bom, mas não chega aos pés do livro, especialmente porque desaceleraram a história e cortaram muito da ação.

Se quer saber algo sobre o FILME Escalada Para Morrer.

Esta é a capa do meu exemplar. Estranha e nada atrativa, devo confessar.

O que posso dizer desta capa? É feia demais :-)

Um dos cartazes do filme.

0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon