Areias Movediças

The Waiting Sands.


Susan Howatch.


SINOPSE:


Isolados numa propiedade rural, limitados pelo mar e por penhascos escarpados de um lado e por areias movediças de outro, seis presonagens se observavam num estranho jogo de gato-e -rato em que todos são inimigos em potencial, amigos são inimigos, provaveis vitimas agressores e onde o amor, a obsessâo, o pavor e o odio estão lado a lado.


COMENTÁRIO:


Apesar da história começar sendo narrada pela personagem Rachel, alguns dos outros personagens tem direito a passagens com seus pensamentos, como se trocássemos de protagonista ao trocar o "narrador". A personagem que move toda a trama é Décima, ex-amiga de escola de Rachel.
Décima fora criada por sua mãe, indo de um país para outro, acompanhando a promiscuidade da mulher até esta morrer e o pai levá-la para sua propriedade na Escócia.
Durante o período que ficou em Genebra, interna em uma escola para moças, Décima e Rachel se conheceram e se tornaram amigas, apesar de serem totalmente diferentes, tantos fisicamente quanto em caráter.
Foi através de Rachel, num encontro duplo bolado por Rohan (amigo de infância de Rachel e primo de Charles) que Décima conheceu Charles, um professor de Oxford e autor célebre, com quem veio a se casar alguns meses depois. A maior parte da história do livro se passa cerca de dois anos depois deste casamento.
Décima manda a Rachel uma carta, convidando-a para se hospedar em sua casa na Escócia, para que pudesse participar do seu jantar de aniversário de 21 anos. Após sua chegada Rachel fica sabendo por Décima que esta teme por sua vida, pois se morresse antes de completar 21 anos seu marido herdaria tudo e ela tinha quase certeza de que ele pretendia matá-la.
Temos então as opiniões de cada uma das pessoas desta casa sobre Décima e seu casamento. Todas afirmam que Décima é uma descarada que flertava com todos os homens que podia, humilhando o marido e que era fria feito um bloco de gelo.
Rachel se apaixona de cara por Daniel Carey, ex-aluno de Charles e que está hospedado com a família em companhia de sua irmã, Rebecca. Daniel havia tentado se tornar amante de Décima, mas mudara de ideia ao perceber que ela desejava apenas usá-lo. Enquanto isso sua irmã se tornara amante de Charles. Além destes personagens temos Rohan, o primo que estava sempre passando as férias com o casal e que era apaixonado por Décima desde que a conhecera. Resumindo, todos os homens queriam Décima, que era uma vaca com todas as letras maiúsculas. Ela havia sido amiga de Rachel na escola e, depois de casar, se quer tornara a entrar em contato com a moça, exceto quando necessitara dela. Além disso ela queria todos os homens aos seus pés, mas não se envolvia fisicamente com eles porque era fria... nem o marido podia se aproximar dela. Décima só amava Décima.
Bem, a véspera do aniversário da bruxa chega, os convidados chegam e ela desaparece com a lancha em companhia de Rohan (até este ponto muitas brigas e diálogos agressivos tiveram lugar entre todos os personagens, sugestões foram feitas, conversas escutadas por detrás de portas e por aí afora, com a pobre Rachel sem saber em quem acreditar).
Os convidados estão todos a mesa quando Décima e Rhoan voltam totalmente bêbados e provocam uma cena, humilhando Charles e até mesmo Rachel. A esta altura eu mesma queria matar esta mulher ruim!!!! Pois bem, Rachel coloca Rohan na cama, vai ao seu quarto, passa pelo quarto de Décima para saber se ela está bem (mesmo depois que a bruxa-vaca a humilhou porque estava ofendida por Daniel ter preferido a "amiga" a ela) a escuta falando com alguém (um homem) desce e encontra Charles morto. 
Não vou entrar em muitos detalhes, mas certas coisas acontecem e segredos surgem numa espécie de pacto, especialmente após encontrarem o corpo de Décima, que havia sido jogada pela janela de seu quarto e morrera na queda. Tudo isto se passa até um pouco além da metade do livro, na primeira parte. A segunda parte se trata do que aconteceu aos personagens nos cinco anos seguinte (uma descrição superficial) e o retorno a Roshven (propriedade de Décima e onde os crimes haviam ocorrido), com a solução do duplo assassinato, assim como a solução do romance.
Não é um livro excepcional, mas é divertido. Ele prende a atenção e provoca curiosidade. Décima é uma peste, que de cara parece boazinha, mas que aos poucos vai se mostrado como realmente é através dos olhos dos outros. Rachel, a protagonista, é boazinha demais. Se ela fosse decidida (pelo menos no que diz respeito a não levar desaforo para casa) eu teria gostado mais. Rebecca é uma esnobe que se acha melhor por ter conhecimento literário, filosófico, etc. Charles é um egocêntrico muito do convencido pelos mesmos motivos que Rebecca, Daniel é um arrogante e convencido que, na casa do antigo professor (que um dia respeitara) pretende se tornar amante da esposa do homem... não tenho como respeitar um cara destes...sério. Por ultimo Rohan, um chato total. Eu sei que os personagens não inspiram simpatia, mas eu fiquei curiosa com o que aconteceria a eles :-)

Está é a capa do meu exemplar. Apesar de gostar da imagem, eu acharia mais bonito se as cores fossem mais vivas. Toda esta variação de verdes e azuis ficou monótono. Nem o cabelo da moça na capa se destacou. A propósito, a mocinha tem cabelos castanhos e Décima tem cabelos negros. Nada de ruivas neste livro.

Variação da minha capa, só que a versão em inglês.

Não sei quem é esta mocinha loira e de camisola, mas a capa ficou realmente bonita, apesar de não ter nada a ver com a história :-)

Boa capa. Me remete ao livro, de verdade. A mocinha é bonita e morena, mais ou menso como imaginei Rachel :-)

A paisagem é bem a descrita no livro, só a mocinha que está vestida de forma estranha. Este não é um livro de época, a história se passa quando foi escrito, na década de sessenta.

Como eu disse antes... sem ruivas nesta história e todos usam gola alta porque faz muito frio.

0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon