O Marquês Apaixonado

SINOPSE E COMENTÁRIOS:


Charles Dalrymple, filho mais novo de um Marquês, servia no exército (uma das poucas profissões aceitáveis ​​para um cavalheiro). Ele gostava da vida militar e teria seguido carreira, mas quando seu irmão e cunhada são mortos na Itália, Charles deve assumir o título, bem como a responsabilidade por suas duas sobrinhas pequenas. Tudo o que ele realmente tem a fazer é casar e ter um filho para assegurar a sucessão, mas Charles tem aversão a interesseiros e bajuladores e parece que este é o único tipo de mulher que ele encontrará na corte (resumindo, o protagonista é um ex-soldado levando na bagagem os costumeiros clichês).Após seu retorno para a mansão, Charles se afeiçoa imediatamente as sobrinhas e vice versa, especialmente a mais jovem, que o chama de papai Charles. Com elas está a filha do vigário, Emma, ​​que ajuda a babá a cuidar das meninas provisoriamente. Emma e Charles se conhecem de pequenos, e, como ela tornou-se uma bela mulher, Charles decide casar com ela (escapando assim de ter de ir a corte e encontrar as tais mulheres interesseiras e bajuladoras).Emma não tem certeza. Ela acha que Charles está mais bonito do que nunca, mas ela não quer se casar só porque o Marquês precisa de um herdeiro (inacreditável que a moça era apaixonada por ele desde criança e seus sentimentos jamais haviam mudado). Emma também está sendo cortejada por outro homem e seu pai viúvo a muitos anos, está mantendo um romance com uma viúva, o que desagrada a protagonista ( No inicio Emma fica indignada com a proposta, mas, como as pobres meninas precisam de uma mãe, ela tem, naturalmente, que aceitar a proposta de casamento - uma vez que ela é uma heroína romântica sem interesses próprios).Os vilões do livro são feios ao ponto da caricatura. Uma das moças que deseja casar com Charles é alta, magra e tem cara de cavalo; a outra é baixa, gorda e tem cara de porco. Ambas odeiam crianças, são rudes com Emma, ​​a quem consideram abaixo delas, e ainda são desagradáveis ​​com os animais. Francamente isso ficou ridículo. Não entendo o que aquelas moças faziam na casa; elas foram convidadas para que, afinal? E isso vale para o principal vilão também. Ele é baixinho, bajulador, não tem gosto em roupas, e é porco.

Emma é tão ignorante quanto uma garota de dez anos (bem, talvez uma garotinha de seis, na verdade). Inacreditável que depois de uns amassos ela acredite estar grávida. Charles tem que explicar que ela não vai ficar grávida daquela forma e as reações da moça são no mínimo constrangedoras. A moça passa gaguejando, corando e ficando confusa na presença do Marquês. Pobre Emma, ​​ela é tão caipira e ignorante que quase dá para sentir pena, se eu não estivesse ocupada detestando ela.
Sabemos que a mãe das duas meninas era uma mulher terrível e, ao longo do livro, "descobrimos" que a criatura malévola não queria ter mais filhos...terrível!!! Uma mulher absurdamente egoísta. De forma imbecil recebemos a mensagem de que Emma pode ser tão burra quanto um quiabo, mas, desde que esteja disposta a passar a vida parindo e cuidando de uma prole infinita, ela é uma mulher admirável.
As duas meninas tem o comportamento mesclado de criança com adulto ao estilo novela das sete, e é a mesma coisa irritante e incongruente; pequenas adultas rechonchudas que não perdem uma chance de afirmar que o tio pode ser um ótimo marido e ótimo pai. Faz de conta que crianças desta idade teriam um comportamento destes!!!!!
Os personagens secundários do livro tem apenas dois objetivos: ou serem belos e atraentes ou serem desagradáveis, feios e atrapalharem a pobre Emma de se casar com Charles. Esta é uma daquelas histórias irritantes, onde o pessoal da casa abertamente se intromete na vida dos seus empregadores, assim como praticamente todos os personagens, todos cientes de que Emma ama Charles e deve ficar com ele. 


Nota para alguns detalhes que realmente pioraram a história:


1) A mocinha é tão "pura" e "ingênua" que não beira a imbecilidade... supera e muito, isso sim.
2) Mesmo apaixonada por Charles desde sempre, aos 16 anos, vendo-o dar uns pegas numa garota em um baile, ela fica excitada. QUEM em sã consciência ia ficar excitada ao  ver sua paixão pegando outra?????????????????
3) Mesmo apaixonada por Charles Emma o recusa repetidas vezes.
4) Por que mesmo as outras moças estavam na casa? Para hostilizarem Emma e permitirem ela se colocar no papel de mártir?
5) A trama do vilão é patética.
6) Os personagens são patéticos.
7) As crianças metem medo.
8) O livro é tão ruim que não vou ler mais nenhum dos livros desta série e sinto calafrios ao lembrar que paguei dois reais por isto.
9) Tenho certeza de que a minha versão do livro foi toda picotada pla editora.
10) Graças a Deus a editora picotou o livro, porque eu não aguentaria ler mais páginas de tantas tolices.


Capas da série em inglês, inclusive os que não encontrei em português.





0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon