An Infamous Army







































Georgette Heyer

A Incomparável Bárbara ( An Infamous Army ) é um romance sobre a batalha de Waterloo, com uma história de amor em anexo, não o contrário e o título refere-se ao
apelido dado a coleção heterogênea do exército nacional sob o comando do Duque de Wellington em 1815.
A história se passa em Bruxelas, onde a sociedade inglesa se reunira para a temporada, na agitação que sucedeu, alguns meses antes de Waterloo.
Encontramos o Senhor Worth e sua esposa Judith (cuja história é contada no livroRegency Buck) e ficamos sabendo das aspirações que Judith tem de casar seu cunhado com uma jovem herdeira que tomou sob proteção. O cunhado em questão, Charles Audley, ao chegar a Bruxelas, vindo com Wellington e parte do exército, se quer repara na moça que Judith escolhera para ele, caindo de amores por Barbara Childe, conhecida destruidora de corações.
Bab Childe, embora na superfície pareça ter herdado todas as mais selvagenscaracterísticas de seu avô, Vidal (personagem que aparece em Devil`s Club) écorajosa e calorosa. o romance entre ela e Charles é a parte realmente interessante deste livro.
Ao contrário dos demais livros de Georgette Heyer (os que li até agora), a Incomparável Bárbara deixa o romance em ultimo plano. São páginas e mais páginas com os personagens discutindo sobre a guerra, sobre Napoleão,etc. Eu confesso que achei bem chatinho. Muitos personagens para lembrar, sendo que alguns mal abrem a boca, em conversas sobre politica e estratégia militar. Levei um bom tempo para descobrir quem era o mocinho e mais ainda para descobrir quem era a mocinha.
Charles logo se apaixona por Bárbara,mas ela é totalmente diferente das mocinhas de Heyer; é uma viúva que gosta de chocar as pessoas e coleciona admiradores, destroçando corações por onde passa. Uma ruiva que tinge os cabelos e pinta as unhas dos pés (um escândalo na época). E temos Lucy, herdeira, jovem, suave, delicada e inocente, que Judith gostaria de ver casada com Charles.
Bom, eu fiquei na duvida, mas logo cheguei a conclusão de que Charles realmente amava Bárbara e não haveria condições de se interessar por outra mulher. Bárbara é fantástica, mas em muitos momentos me irritou sua insistência em destruir o que Charles sentia de bom por ela. A moça continuava a aprontar cada vez mais, mesmo noiva dele, sempre querendo mostrar que não prestava e que os dois não poderiam ficar juntos.
Resumindo, eu li mais por obrigação até o fim. Charles me encantou e foi só. Romances centrados em guerras me enfastiam. Se cortassem toda a parte referente a guerra e expandissem a referente aos relacionamentos dos personagens, eu teria gostado muito. Da forma que está tudo se perdeu em momentos longos de tédio.

1 comentários:

Apaixonada por Romances disse...

Isso é um fato, quando se estende referente a guerra fica enfadonho mesmo.
De qualquer forma adorei a resenha fiquei hiper curiosa ;)

Beijos
Luciana

[Apaixonada por Romances]

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon